terça-feira, 21 de julho de 2009

NOSSA HISTÓRIA

Fernando Serpa


As raízes do que viria a ser a AAPP/PE, pode-se perceber em um texto escrito por Abelardo da Hora, quando coloca que desde a década de 30, intelectuais e artistas já preconizavam e defendiam idéias que pregavam a democratização do ensino e a difusão das artes em Pernambuco. Tais idéias foram se estruturando e já em 1948 era fundada a SAMR - Sociedade de Arte Moderna do Recife - por um grupo de intelectuais e artistas, dentre eles: o próprio Abelardo da Hora, Hélio Feijó, Delson Lima, Augusto Reinaldo, Reynaldo Fonseca, Darel e Ladjane Bandeira entre outros. Em 1952 surgiu o Atelier Coletivo e em 53 o Clube da Gravura, mais adiante em 58 um plano de aproveitamento do Sítio da Trindade transformava-o na sede de um amplo movimento cultural, que era notório no meio artístico e intelectual do país.
As idéias democráticas neste período da história do Brasil sofreu um grande choque com o golpe militar de 64, fazendo com que sofrêssemos um enorme atraso cultural, e mais que isso, o desaparelhamento das estruturas políticas de um emergente projeto nacional. Tal fato silenciou por muitos anos as idéias democráticas no Brasil e em 79 com o fim do regime militar e a anistia política essas idéias ressurgiram, na maioria dos casos com uma outra roupagem.
Os movimentos que geraram o surgimento de muitas organizações da sociedade civil neste período decerto teve suas raízes no processo de retomada do projeto de redemocratização nacional, desencadeado a partir desse momento político.
Segundo a analise dos documentos consultados e informações obtidas, a AAPP/PE teve inicio com um encontro informal realizado na segunda quinzena do mês de dezembro de 1979, na FUNDARPE, que apoiou o movimento. Participaram deste encontro os artistas: Val Bonfim, Maurício Silva, Maria Tomaseli, Sérgio Diletiere, Marcos Cordeiro, Ricardo Pessoa,, Carlos Henrique, Silvio Hansen, Francisco Neves,, Fernando Guerra de Souza, João Batista de Queiroz, Fernando Farias Guerra, Silvio Meliconico, Kaoto Saito, José Barbosa, Terezinha Albuquerque, Sérgio Lemos, Adelson de Oliveira, Flávio Gadelha, Lígia Celeste e Petronio Cunha, além de Nazareno Petrúcio do setor de artes visuais da FUNDARPE, Antonio Carlos Santana do Grupo tarefa de assuntos culturais e Alberto Cunha Melo, Diretor do DAC - Departamento de Assuntos Culturais da FUNDARPE.
Com o intuito de organizar uma associação da classe, os artistas decidiram nesta ocasião, conforme release de 26.12.79, realizar uma reunião em 17 de janeiro de 1980 à 16 h. na sede da FUNDARPE, na rua Benfica, 133 na Madalena. Desta forma buscavam dar assistência e representatividade a grande contingente de pintores, desenhistas, gravadores, escultores... visando promover o mercado de arte , criar oportunidade para novos artistas e possibilitar a abertura de ateliês integrados, além de um local para reuniões e outras atividades de incentivo às artes plásticas.
Desta reunião, ficou decidido, por unanimidade a fundação da AAPP/PE, e foi designada pelos presentes uma comissão de oito membros com a incumbência de elaborar um ante projeto de estatuto. A referida comissão ficou assim constituída: Sérgio Lemos, Fernando Guerra, João Valença, Sávio Teixeira, Luiz Pessoa, Silvio Hansen, Nazareno Petrúcio, e Wilton de Souza. O ante projeto ficou pronto em 30 de janeiro e foi aprovado em assembléia que contou com a presença de mais de 60 artistas, na tarde de 05 de fevereiro no teatro Benfica. Finalmente após convocada a assembléia de eleição, realizou-se no dia 13 de fevereiro de 1980 , por votação de escrutínios secretos, com voto ativo e passivo livre e facultado a qualquer dos fundadores - todos os presentes - a composição dos nomes para o período administrativo inicial de 1 ano, os quais foram empossados no dia 23 do mesmo mês, ficando assim composta a diretoria:

CONSELHO DELIBERATIVO
· Presidente: João Batista de Queiroz
· Vide Presidente: João Cavalcanti Valença
· Dir. Cultural : Ladjane Bandeira
· Vice Dir. Cultural : Fernando Guerra
· Dir. Adm. e Financeiro : Silvio Hansen
· Vice Dir. Adm. e Financeiro: Luiz Pessoa
· Dir. de Comunicação: Sérgio Lemos

CONSELHO CONSULTIVO: Welington Virgulino, Montez Magno, Ismael Caldas, Marcos Cordeiro, Francisco Neves

CONSELHO FISCAL: Mary Condim, Fernando Guerra de Souza, Paulo Bruscky

Concretizada a fundação da AAPP/PE, passou a mesma a funcionar no endereço provisório à rua 27 de janeiro, 181 - Olinda no Centro Cultural Luiz Freire configurando-se como a primeira sede provisória da associação. Não se tem uma data precisa, nem informações detalhadas de como se estabeleceu esta relação (até agora) mas já em meados de março de 81 podemos auferir segundo um documento arquivado, uma proposta feita à Santa Casa de Misericórdia, sobre o aluguel de um imóvel na rua Velha, 222 - Boa Vista, no Recife. Proposta esta retificada em 22 de dezembro pela diretoria da AAPP/PE.
Numa carta/convocação aos artistas, datada de 22 de março de 1981 foi convocada uma assembléia geral pra o dia 02 de abril às 20 h., pela primeira vez em nossa sede própria, no endereço citado no bairro da Boa Vista. Sendo ainda presidente João Batista de Queiroz que em 14 de maio de 1981 ainda respondia pelo cargo. Justificou o referido documento que as eleições para a diretoria deveriam acontecer em fevereiro e não ocorrera, por motivos já esclarecidos e aceitos na assembléia do dia 02 de abril. Esclarecia ainda que dos conselhos eleitos para o primeiro mandato apenas 4 membros se reuniam com assiduidade dificultando as atividades de AAPP/PE. Ainda neste documento foi marcada para 11 de junho a assembléia de geral ordinária de eleições. Ficou estabelecido também para o dia 28 de maio o prazo máximo para inscrições de chapa, na ultima reunião do conselho deliberativo em exercício. Em 18 de junho foi empossada a nova diretoria que ficou assim formada:

CONSELHO DELIBERATIVO
· Presidente: João Batista de Queiroz
· Vide Presidente: Fernando Guerra
· Dir. Cultural : Val Bonfim
· Vice Dir. Cultural : Flávio Gadelha
· Dir. Adm. e Financeiro : Teresa Carmem
· Vice Dir. Adm. e Financeiro: Gil Vicente
· Dir. de Comunicação: Silvia Pontual

CONSELHO CONSULTIVO: Welington Virgulino, Zuleno Pessoa, Maria Carmem, Marcos Vila, Daniel Santiago.
CONSELHO FISCAL: Manoel Arruda, Sávio Teixeira, Marcos Cordeiro
Suplentes: Aprígio, Ricardo, Frederico Ricardo.


Já nesse momento (21 de agosto) se desenhava a primeira mudança de presidente da AAPP/PE quando Fernando Guerra (vice-presidente) em exercício - passa a assinar os documentos que se podem observar em arquivo.
Passaram os meses e a instituição se estruturava buscando realizar suas propostas.
Em 03 de junho de 83 numa carta a Roberto da Silva que no momento residia em Roma, dá-se ciência do fim de mandato da diretoria anterior que “um tanto/quanto sem animo não conseguira conduzir com firmeza e entidade, mas que um novo grupo assumira, após a reunião de 19 de março a nova diretoria eleita por aclamação, de imediato já começara a trabalhar...”
Ficando assim composta a nova diretoria:

CONSELHO DELIBERATIVO
· Presidente: Fernando Guerra
· Vide Presidente: Daniel Santiago
· Dir. Cultural : George Barbosa
· Vice Dir. Cultural : Alex Mont’Alberto
· Dir. Adm. e Financeiro : Paulo Bruscky
· Vice Dir. Adm. e Financeiro: Eudes Mota
· Dir. de Comunicação: Lígia Celeste

CONSELHO CONSULTIVO: Zuleno, João Câmara, Welington Virgulino, José Cláudio, Abelardo da Hora.
CONSELHO FISCAL: Fernando Lúcio, Sávio Teixeira, Paulo Santoli.
Suplentes: Frederico, Plínio Palhano, Renato Vale.

Mais adiante uma comunicação sem data, cita que no dia 18 de outubro de 83 assumiram os cargos de vice - presidente o pintor João Valença e como diretora de comunicação a pintora Ana Teresa Cavalcanti.
Data desta gestão a “campanha pela recuperação da visão de Bajado” conforme pode-se comprovar em oficio ao Sr. Eurico Rodolfo Filho agradecendo-lhe pela colaboração como idealizador e participante efetivo da campanha, confirmando ainda no dito documento sua integração ao quadro de associados da AAPP/PE como sócio honorário, fruto do inestimável serviço prestado à comunidade artística local.
Na carta circular datada de 8 de junho de 1984 novamente em assembléia geral extraordinária o conselho deliberativo é recomposto, sendo também ponto de pauta a atualização das novas mensalidades, além de discutir diversos assuntos de interesse da classe. Tornando-se diretor cultural Alex Mont’Elberto, enquanto Yuri da Hora assumia a vice diretoria. Esta diretoria trabalhou até 19 de março de 85, quando a presidência passou a ser exercida pelo artista plástico Paulo Bruscky. Ficando assim composta a nova diretoria :

CONSELHO DELIBERATIVO
· Presidente: Paulo Bruscky
· Vide Presidente: Daniel Santiago
· Dir. Cultural : Yuri da Hora
· Vice Dir. Cultural : Marcos Hanois
· Dir. Adm. e Financeiro : Silvio Hansen
· Vice Dir. Adm. e Financeiro: Alex Mont’Elberto
· Dir. de Comunicação: Ana Teresa Cavalcanti

CONSELHO CONSULTIVO: Welligton Virgulino, Wilton de Souza, Abelardo da Hora, Fernando Guerra, João batista de Queiroz.

CONSELHO FISCAL: Marcos Cordeiro, Sérgio Lemos, Jobson Figueiredo.
Suplentes: M. Leide, Alexandre Nóbrega, Glauco Jr..

Nesta ocasião a entidade enfrentava dificuldades de manter os custos da sede na rua velha, pois a prefeitura que se comprometera em pagar os dois primeiros anos de aluguel declinou de seu compromisso no segundo ano e em 25 de junho de 86 conforme documento em arquivo, por falta de pagamento a AAPP/PE foi comunicada desalojada do imóvel. Voltando a partir desse episódio a manter endereço provisório. Durante os anos de 85 a 87 assinava como presidente o artista plástico Paulo Bruscky, e a entidade tinha como endereço provisório o Museu de Arte Aluísio Magalhães na Rua da Aurora, 265. Já nesta ocasião se desenvolvia um programa de utilização do sobrado 379 da rua da Aurora que estava em reforma, para ser a sede própria da AAPP/PE, foram mantidos contatos visando solucionar a questão do projeto e estudar os termos do comodato, como consta no of. DPH – n° 049/86 de 27 de maio e of. DPH/ n° 053/86 de 01 julho de 1986.

No dia 13 de abril de 87 através de convocação feita pela circular n° 01/87 e pela imprensa local realizou-se a assembléia de eleição para nova diretoria e prestação de contas da atual. Quando Silvio Hansen deve ter assumido a presidência nesta ocasião, pois embora não se tenha a ata de eleição ou qualquer outro documento que nos dê a certeza do fato, tivemos às mãos uma correspondência de 11 novembro de 1987 que já vinha assinada por Silvio Hansen que deve ter presidido a AAPP/PE até 09 de dezembro de 1988 quando provavelmente deve ter assumido Adelson de Oliveira, conforme proposta de chapa em arquivo, para a diretoria da AAPP/PE neste pleito, confirmada por documentos assinados pelo mesmo em janeiro e fevereiro do ano citado. Foi a época do mandato tampão. Já em 21 de julho de 1989 tivemos em mãos um documento da secretaria de turismo, cultura e esportes do governo do estado endereçada ao presidente da AAPP/PE Jobson Figueiredo que exerceu o cargo até janeiro de 1991. Em 08 de agosto de 1991 assume o cargo de presidente o escultor Abelardo da Hora, após eleição realizada na livraria síntese na rua do Riacheulo, que, por motivo de saúde abdica do cargo em junho de 92 reassumindo João Batista de Queiroz na ocasião vice-presidente. Já em 17 de março de 1994 pode-se verificar que chega novamente à presidência da AAPP/PE Jobson Figueiredo que permanece até 1996, cedendo o lugar a Paulo Bruscky em 1998 que se mantém o cargo até 1999 quando após eleição realizada, em data à ser averiguada oportunamente, assume o cargo Zelita Rocha, mantendo até inicio do ano 2000, quando após alguns "desencontros" administrativos trava uma batalha judicial com o vice - presidente Sebastião de Deus Sobrinho e é substituída por não cumprir a determinação judicial que anulava as medidas tomadas e reempossava o vice - presidente, observando que fosse feita a eleição para o novo mandato que terminaria em 2002. Na ocasião pela ausência da citada presidente da AAPP/PE, assumiu conforme reza o estatuto da entidade, o vice - presidente Sebastião de Deus Sobrinho que se mantém no cargo até a presente data.
A questão que ainda permanece na justiça, a conturbada relação com a FUNDARPE - que insistentemente teima eu dificultar de diversas formas a permanência da entidade no prédio 379 da Rua da Aurora, sede da AAPP/PE e grande parte dos associados que não se pronunciam à respeito através de uma assembléia geral para tratar o caso, tem sido os entraves para que até agora não se tenha realizado a eleição para nova diretoria da AAPP/PE.


ANO PRESIDENTE
1980 / 81
João Batista de Queiroz
1981 / 84
Fernando Guerra
1985 / 87
Paulo Bruscky
1988 / 90
Silvio Hansen/ Adelmo de Oliveira/ Jobson figueiredo
1991 / 93
Abelardo da Hora / João Batista de Queiroz
1994 / 95
Jobson Figueiredo
1996 / 98
Paulo Bruscky
1999 / 00
Zelita Rocha
2001 / 09
Sebastião de Deus Sobrinho

De fato a ausência de documentos, na entidade, como muitas e importantes atas de eleição e posse das assembléias, aliado à desorganização dos arquivos - herança das administrações existentes até agora - nos tem dificultado um melhor relato dos fatos acorridos na AAPP/PE, com os quais se poderia entender mais detalhadamente a vida da instituição nesta ultima década, material que de certo nos aulxilia a entender melhor o passado recente e consequentemente superar suas dificuldades do momento, criando assim um ambiente favorável ao planejamento do futuro de tão importante instituição cultural de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário